Logo Pontofisio
spacer
spacer

Terapia da Fala

Joana Assunção

Horário – Terças e Quintas-Feiras 14h às 19h


O que é a Terapia da Fala?

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção, gestão e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, da comunicação não-verbal, da voz, fluência (gaguez) e deglutição.

Quem precisa de Terapia da Fala?

Qualquer pessoa (criança ou adulto) que veja comprometida algumas das áreas acima mencionadas.  

Como sei que preciso de Terapia da Fala?

O terapeuta da fala, para além de intervir, é responsável pela avaliação e diagnóstico. Como tal, realizar um rastreio permite ponderar a necessidade de avaliação e acompanhamento em terapia da fala. Este rastreio pode ser realizado gratuitamente na clínica PontoFisio. 

O que é feito nas sessões de terapia da fala?

Inicialmente, numa fase de avaliação e diagnóstico, são aplicados ao utente testes padronizados e aferidos à população portuguesa. Após esta avaliação, que pode ser complementada com avaliação informal do terapeuta, é atribuído um diagnóstico e inicia-se o trabalho das competências que estão lesadas, através de um plano de intervenção com duração variável: existem casos que realizam terapia apenas durante alguns meses, outros que podem necessitar prolongadamente ou até permanentemente deste apoio, como por exemplo em casos mais graves como o Autismo.

Quais as vantagens de realizar Terapia da Fala?

A Terapia da Fala, aplicada em qualquer uma das áreas já mencionadas, possibilita a reestruturação e reabilitação do conhecimento linguístico, da qualidade vocal, da fala ou da alimentação. 

Se não o fizer, que risco posso correr, que risco pode a criança correr?

Em casos de linguagem oral e/ou escrita, o comprometimento do sucesso escolar é uma constante, uma vez que a linguagem serve de base a qualquer aprendizagem realizada.
Quanto à comunicação e fala, pode acontecer o comprometimento das relações interpessoais.
Relativamente à voz e deglutição, trata-se de uma questão de saúde e bem-estar com graves repercussões ao nível, por exemplo, das necessidades básicas como a alimentação. 

spacer
pesquisa
spacer

Pontofisio no Facebook